
O sucesso do Home Office da Tecnobank. Ações humanizadas estão por trás da estratégia vitoriosa
Para a Tecnobank, home office é algo natural, pois a empresa começou implementar o trabalho remoto antes da pandemia. Hoje, todas as equipes estão em casa. A rotina, que flui plenamente com ajuda da tecnologia, não afetou a produtividade.
A Tecnobank acredita que é necessário dar continuidade aos trabalhos com agilidade e eficácia, de forma integrada. Sem esquecer dos cuidados com os colaboradores e clientes. Conheça esse case de sucesso nos próximos parágrafos, e inspire-se!
Tecnobank e home office: saiba mais
O sistema de home office da Tecnobank em tempos de pandemia começou no dia 16 de março, antes de a quarentena ser recomendada pelo Ministério da Saúde, mas a empresa já contava com este tipo de trabalho antes da crise.
Por outro lado, 14% das organizações brasileiras dizem não ter uma política de trabalho em casa, e nem previsão de elaborar uma. É o que mostra pesquisa da consultoria Betania Tanure Associados (BTA). O levantamento aponta ainda que 43% das empresas nacionais estão operando com cerca de 60% dos seus colaboradores em regime de home office.
Atualmente, 100% dos times da Tecnobank trabalham em home office. Todas as operações da empresa estão funcionando, confirmando a expertise tecnológica da corporação para conectar equipes e garantir resultados sustentáveis aos clientes.
O trabalho remoto inclui happy hours, cafés da manhã e treinamentos por vídeo chamada. A qualquer hora, os “TBKs”, como são chamados os colaboradores, se reúnem virtualmente.
Detalhe importante: não houve nem 1% de queda de produtividade na operação. Um dos motivos é que ferramentas de comunicação e organização de tarefas sempre fizeram parte dos processos na Tecnobank.
Em outras palavras, a cultura de acompanhamento extremamente tecnológica não era novidade. Então, colocar todos em home office foi razoavelmente tranquilo.
Tudo começou em 2019, quando um programa de rodízio levava os colaboradores a trabalhar remotamente. Lembrando que, naquela época, a Tecnobank já contava com políticas de segurança e compliance para assegurar a proteção das informações dos clientes e da própria companhia, em função da complexidade do negócio.
Como funciona o home office da Tecnobank
A Tecnobank criou um escritório online completo, com salas virtuais para cada equipe. E cada um tem um link de acesso a um mesmo escritório. Dessa maneira, é como se as pessoas estivessem na sede da empresa. Isso permite, inclusive, que um colaborador “visite” a sala de outro setor.
Diariamente, os times se conectam pela manhã e todos os integrantes conseguem se ver na mesma tela. Quando é preciso fazer reunião com outras áreas, basta agendar “visitas”. É uma rotina muito próxima do formato presencial, com trocas em tempo real.
Assim, todos seguem a recomendação de ficar em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus, os processos são otimizados e ainda há economia nos suprimentos. O home office contribui com a sustentabilidade, organizacional e ambiental.
Trabalho remoto e os cuidados com a saúde dos “TBK’s”
O programa contingencial adotado pela Tecnobank possui um Grupo de Trabalho de Saúde. Seu objetivo é centralizar informações oficiais sobre o novo coronavírus e compartilhar conteúdo confiável e relevante com os colaboradores, por meio de diferentes canais internos.
São notícias, orientações quanto aos sintomas e às ações práticas de prevenção, com base em fontes como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Além disso, são compartilhadas dicas sobre home office e saúde mental.
Em época de pandemia, na qual o nível de estresse sobe bastante, é essencial estimular o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. O que é feito também em grupo no WhatsApp, que permite democratizar o acesso aos materiais.
Home office: reveja seus conceitos sobre ele
Até aqueles que, supostamente, não teriam o perfil para trabalhar em home office podem ser preparados e se adaptar, sabia disso?
É compreensível que as apreensões de agora possam tornar a experiência mais difícil para muitos. Não pelo trabalho remoto em si, mas por razões como falta de tempo para treinar, ausência de condições técnicas ideais e alterações bruscas nos modelos de negócios, por exemplo.
Afinal, boa parte das empresas foi forçada a correr contra o relógio, a se “acostumar” com o cenário. E que cenário, não é? Temos medo, ansiedade, dúvidas. Não sabemos bem quando voltaremos às nossas rotinas (se é que retornaremos ao mesmo modelo).
O mercado precisou evoluir alguns anos em questão de semanas – ou dias. Apesar das incertezas globais devido ao novo coronavírus, quando a crise passar, o home office deverá fazer parte da rotina de muitas corporações que sequer pensavam no assunto.
A mentalidade da Era Industrial, na qual o trabalho em casa não era considerado tão produtivo quanto o presencial “na fábrica”, está sendo, mais do que nunca, colocada em cheque.
Espero que estes conteúdos ajudem a inspirar suas ideias e práticas de algum modo, seja qual for o seu ramo de negócio.
Boa sorte e bom trabalho!
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