Estratégia de negócios: 7 passos para abrir uma lanchonete

Abrir uma lanchonete não precisa ser uma grande dor de cabeça, por isso esta é a leitura certa para obter as informações importantes. 

Neste artigo estão listados alguns passos para que a abertura da sua lanchonete ocorra da melhor forma possível e já podemos adiantar que um deles é a prospecção de fornecedores, a fonte base  irá oferecer qualidade para seus produtos finais.

Para abrir uma lanchonete é preciso ter em mente sobre as documentações e o que é necessário para que tudo seja feito com qualidade e dentro do orçamento. 

Alguns dos tópicos abaixo tratam de como conseguir fornecedores para o seu negócio, a importância de contratar bons funcionários, além de abordar o estudo do mercado escolhido e o marketing para a lanchonete. 

É necessária uma documentação correta para abrir uma lanchonete?

Sim, para abrir uma lanchonete é preciso alguns documentos essenciais, mas não se preocupe: são documentos simples e vamos explicar o que você precisa saber sobre a documentação neste tópico. 

Primeiramente, veja qual é a documentação necessária para abrir uma lanchonete:

  • RG e CPF (cópia autenticada);
  • Comprovante de endereço;
  • IPTU do imóvel da lanchonete;
  • Contrato de compra ou aluguel do imovél (cópia);
  • Folha espelho do imposto de renda.

Não tem nenhum segredo, basta separar documentos acima e abrir sua lanchonete. 

Pode ser necessário lançar mão de outras documentações como a Inscrição Estadual e a vistoria do corpo dos bombeiros, dessa forma, verifique esses detalhes na hora de abrir uma lanchonete. 

O que é necessário para abrir uma lanchonete?

Separamos 7 passos para você abrir uma lanchonete e conquistar seu público alvo. Cada um deles é significativo para uma área da lanchonete, que, juntos, farão com que o estabelecimento seja de qualidade e tenha clientes assíduos. 

Com base nesses pontos, não tente pular nenhuma etapa, pois pode fazer diferença no resultado final do seu negócio. 

Escolha a estrutura certa

A estrutura certa para abrir uma lanchonete, além de ser um ambiente agradável, deve ser escolhida de preferência perto de locais movimentados, escolas, parques e universidades. Se a lanchonete for móvel, você poderá andar por toda cidade em dias específicos e avisar aos clientes os locais que você estará em determinado dia da semana.

Essa opção vale para as pessoas que querem abrir uma lanchonete no centro da cidade, por exemplo. 

Se o intuito é abrir um estabelecimento no próprio bairro, invista na infraestrutura, na decoração e outros itens que darão um diferencial para a lanchonete, mesmo distante de pontos de movimento.

Outro ponto que merece atenção é se o imóvel escolhido tem condições para receber a lanchonete, além do local. 

É preciso ter certeza de que a água e a energia no local funcionem bem para que não haja problemas quando a lanchonete começar a funcionar. 

Infelizmente, ainda existem locais em que a energia tem picos e os moradores e trabalhadores ficam sem ter o que fazer. 

Estude o mercado escolhido para se destacar

As lanchonetes estão em um ramo que cresce cada vez mais, por conta disso, seu negócio deve ter algo diferente e único. 

Para alcançar esse objetivo, estude o mercado que você escolheu, leve em conta o que a concorrência oferece aos clientes e, se possível, faça uma visita e peça o lanche do seu concorrente, dessa forma, você poderá entender quais são seus pontos fracos e também os pontos fortes. 

Caso você já tenha assistido Bob Esponja, um desenho animado muito conhecido, deve ter se lembrado do que o personagem Plankton tenta fazer há anos, não é mesmo? 

Você será como o Plankton, mas não irá pegar a fórmula secreta do Hambúrguer de Siri e sim entender como funciona o estabelecimento do concorrente, claro que sempre com respeito e profissionalismo. 

Contrate um pessoal de confiança

Confiança e qualidade são essenciais para abrir uma lanchonete. Conquistar o sucesso nesse novo negócio requer a ajuda de pessoas qualificadas. 

O caixa, o cozinheiro, o atendente e todos os demais funcionários possuem trabalhos importantes, que, unidos, fazem da lanchonete um empreendimento de qualidade, portanto, contrate as pessoas certas. 

Tenha em mente quais serão os custos

Essa é uma etapa fundamental para abrir uma lanchonete, pois você não quer que o estabelecimento feche depois de alguns meses. 

Fazer um orçamento e contratar um contador é uma atitude certeira para saber quais serão os custos, calculá-los e colocá-los dentro do orçamento. 

Todos os gastos devem ser contabilizados, até mesmo as contas mensais como energia e água.

É importante separar uma quantia para emergências, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Essa atitude é fundamental para manter a lanchonete em funcionamento mesmo em épocas difíceis. 

Escolha fornecedores de qualidade 

Para oferecer boa qualidade aos seus clientes, você também precisa de fornecedores qualificados. Para isso, o Cadastro Empresa oferece uma plataforma confiável com uma lista de fornecedores. No site, é possível pesquisar pelo CNPJ da empresa, pelo nome ou pela cidade. 

Bons fornecedores são aqueles que oferecem alimentos e produtos de qualidade, dentro do prazo de validade e com preços justos. Fique atento se o preço estiver muito além do esperado e não feche negócio caso note algo fora do comum como alimentos estragados.

Nunca dependa apenas de um fornecedor!

Ter apenas um fornecedor não traz segurança para a lanchonete. Se ocorrer algum problema, você ficará sem meios para conseguir os produtos. 

Portanto, é de grande relevância ter mais de um fornecedor. Com isso, os imprevistos poderão ser contornados mais facilmente.

Além da questão de segurança, mais de um fornecedor dará mais variedade aos produtos da lanchonete. 

Essa também é uma forma de conquistar destaque e se diferenciar dos demais estabelecimentos. 

Os clientes irão procurar pela sua lanchonete com mais frequência, pois sabem que podem encontrar certos produtos que não acham em outros locais. 

Invista em marketing

Para abrir uma lanchonete e conquistar clientes é preciso investir na parte de marketing. 

Antes mesmo de abrir, você pode criar um perfil para a lanchonete na rede social Instagram e realizar uma contagem regressiva até o dia da abertura. 

Essa é uma possibilidade para realizar um tráfego orgânico, que é uma estratégia de marketing digital sem custos. 

Também é válido contratar uma empresa de publicidade para realizar e criar uma marca para a lanchonete. 

Com o trabalho desses profissionais, é possível ter uma identidade visual própria da lanchonete – o que pode ser muito vantajoso na hora de sair na frente da concorrência. 

Não se esqueça de colocar esse gasto no orçamento. 

Adquira os equipamentos corretos

Os equipamentos corretos são essenciais para abrir uma lanchonete e para que a qualidade dos serviços oferecidos sejam altos. 

Ao escolher os equipamentos é preciso levar em consideração o tipo de serviço que você irá oferecer: você fará apenas lanches? Também terá batata frita e salgados, como coxinha ou pastel? 

Depois de decidir, é hora de comprar os equipamentos certos para trabalhar. Alguns deles estão listados abaixo para que você tenha em mente quais são eles:

  • Balcões com refrigeração;
  • Fornos;
  • Liquidificador de alta performance (existem liquidificadores próprios para serem utilizados em lanchonetes, não compre liquidificadores tradicionais, pois eles não são indicados para a demanda de uma lanchonete);
  • Utensílios para a cozinha;
  • Bancada e pia de inox;
  • Chapa;
  • Coifa.

Esses são apenas alguns dos equipamentos necessários para abrir uma lanchonete. 

É preciso levar em consideração o orçamento na hora de realizar a compra, mas lembre-se, o mais barato pode sair bem caro, dessa forma, procure por produtos de qualidade. 

Assim, você também terá um serviço de qualidade para oferecer aos seus clientes. 

Conclusão

Agora que você já sabe tudo o que é necessário para abrir uma lanchonete, não perca tempo e trace um plano de negócios para colocar seu empreendedorismo em funcionamento. 

Conte com o Cadastro Empresa para encontrar fornecedores nacionais e parcerias para negócios B2B. E não esqueça de acompanhar todos os nossos melhores insights, em nosso blog.

Até o próximo artigo!

 

Sobre Tiago Mancine 2 Artigos
Me chamo Tiago Mancine tenho 21 Anos. Solteiro. Estou no 7° Semestre de Letras, Amo escrever. Sou redator do Site Gazeta Noticias.