Como evitar coronavírus no seu carro: cuidados e higienização

Devido à pandemia de coronavírus, que já atingiu milhares de pessoas em todo o mundo, os cuidados para tentar reduzir a sua disseminação se tornam cada vez mais importante. A principal forma de fazer isso e se proteger é ficar em casa o máximo possível.

No entanto, ficar em casa nem sempre é uma opção, pois muitas pessoas ainda precisam comprar mantimentos, trabalhar e pegar remédios. Por esse motivo, fica a seguinte dúvida: Como evitar coronavírus no carro?

Embora o cenário do vírus sofra rápidas mudanças, é essencial tomar certos cuidados e higienização, tendo atenção a todas as partes do carro, desde a caixa de som automotivo, até as maçanetas.

Isso porque um carro é uma boa forma de se manter distância social em comparação com o transporte público, se você estiver sem companhia, mas é uma história muito diferente se você tiver que dirigir com outras pessoas dentro do veículo.

Se você quer saber quais são os cuidados e higienização que deve ter com seu carro para evitar o coronavírus, confira a seguir a lista que criamos!

 

Lista com os principais cuidados para evitar coronavírus no seu carro

Se você pode limitar a utilização do carro somente para você, faça isso! Quanto menos pessoas entrarem no veículo, menores serão as chances de existir um possível contágio dentro dele.

Porém, se você precisa compartilhá-lo com outras pessoas, como o caso de famílias e motoristas de aplicativos de viagens, é muito importante que você confira a lista a seguir para evitar o coronavírus em seu carro:

Desinfete a área interna do carro

Toda a parte interna do seu carro deve ser desinfetada. No entanto, as áreas onde você mais costuma tocar, como o volante, câmbio e botões do rádio, merecem uma atenção maior.

Caso outras pessoas entrem no carro, você também deve ter um cuidado redobrado ao limpar as maçanetas das portas.

Além disso, não se esqueça de também limpar o painel do seu carro. Isso porque o ar passa por cima do painel quando circula e, portanto, as bactérias podem estar lá.

Não é recomendável que a limpeza seja feita com álcool em gel 70%. Apesar de ser eficaz no combate ao coronavírus, ele pode danificar algumas peças do carro. O mais recomendável é utilizar água e sabão neutro. Você pode deixar um borrifador dentro do veículo, com uma mistura de água e sabão.

Depois de umedecer a área que irá limpar, você pode utilizar um pano macio e esfregar tudo. 

 

Limpe as mãos com frequência

Essa dica vale tanto para você, quanto para os passageiros do seu veículo e sempre deve ser utilizada, mesmo se não forem entrar em um veículo.

Antes e depois de entrarem no carro, façam a higienização das mãos. Se não for possível utilizar um borrifador com água e sabão, utilize álcool em gel e, assim que possível, lave as mãos. 

 

Lembre-se do que você está colocando no porta-malas

Sempre que você coloca objetos ou comidas em seu carro, existe a chance de você trazer o vírus com eles. Sempre que chegar em casa, é recomendável desinfetar as compras ou objetos.

Depois de fazer isso, também limpe o porta-malas.

 

Abra as janelas do carro

Alguns estudos comprovaram que o coronavírus pode permanecer no ar por até três horas. Portanto, deixar as janelas do carro abertas entre as viagens por pelo menos alguns minutos por dia pode ajudar a reduzir o risco de contrair o vírus.

 

Não dê carona para outras pessoas se estiver com os sintomas

Essa dica vale tanto para o motorista, quanto para outras pessoas no carro. Caso alguém esteja com os sintomas ou já saiba que está com o vírus, é fundamental que não entre no veículo com outras pessoas. 

 

Cuidados nos postos de gasolina

Mantenha a máscara no momento de falar com o frentista e, depois de receber o seu atendimento e fazer o pagamento, limpe as mãos com álcool em gel. Se precisar tocar em equipamentos no posto de gasolina, também higienize suas mãos.

 

Outros cuidados ao entrar em carros

Entenda que se você precisar entrar em um carro com outras pessoas, você deve tomar os mesmo cuidados que toma em outros ambientes. Evite o contato físico com outros ocupantes, como apertar as mãos e esteja sempre de máscara.

Se você precisar pegar um táxi ou um serviço de viagens, como o Uber, sente-se no banco de trás, tanto para a sua proteção quanto para o motorista. Tente utilizar o método de pagamento online, para evitar interação entre motorista e passageiro.

Se precisar manusear um cartão ou dinheiro, sempre use álcool em gel ao sair do carro e lave as mãos na primeira oportunidade que tiver. Também evite tocar seu rosto depois de entrar no veículo.

Agora que você conferiu algumas dicas para higienizar o carro e outros cuidados que são necessários no momento, lembre-se de que a recomendação é não sair de casa. Porém, se for necessário utilizar o carro, proteja a você e as outras pessoas no veículo. 

 

Recomendados Para Você:

Sobre Fabricio Dantas 23 Artigos
Autor do Artigo - Divorciado, 39 Anos Engenheiro Civil Redator Chefe do site Gazeta Notícias.